Membros

Lucélia de Moraes Braga Bassalo
Coordenadora

Possui doutorado em Educação pela UNB - Universidade de Brasília (2012), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988). Professora Adjunto da Universidade do Estado do Pará - UEPA é profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA e vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFCS/UEPA. Seus estudos e pesquisas se inscrevem no campo dos estudos sociológicos da educação voltando-se, nos últimos anos, principalmente para os seguintes temas: Juventude, educação e escola; Juventude, relações de gênero e feminismo; Educação, gênero e sexualidade. É líder do JEDS - Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades, sediado na UEPA e membro do GERAJU - Grupo de Pesquisa sobre Gerações e Juventude, sediado na FE/UnB. 

Lattes:
Ceila Ribeiro de Moraes
Vice-Coordenadora

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA; Pedagoga - Centista da Educação pela Universidade da Amazônia - UNAMA; Docente da Universidade do Estado do Pará - UEPA; Docente da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Lattes:
Leopoldo Nogueira Santana Junior
Pesquisador

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008); Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001); Especialista em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1997) e Historiador formado pela Universidade Federal do Pará (1992). Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Não, eu sou do Norte! Um estudo sobre a juventude universitária amazônida", coordenado pela Professora Doutora Lucélia Bassalo.

Lattes
Izabel Cristina Borges Correa Oliveira
Pesquisadora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1993), graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1991) e mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado do Pará e professora assistente V da Universidade do Estado do Pará - UEPA, atuando com disciplinas do campo de estágio supervisionado, da psicologia e da didática. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social e Empresarial - GEPESE . Tem experiência na área da docência do ensino fundamental, superior e da educação inclusiva. No campo da Psicologia possui atuação em psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, educação em saúde e planejamento em saúde

Lattes
Anderson Madson Oliveira Maia
Pesquisador

Doutorando pela Rede Amazônica de Educação em Ciências, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2018), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2001), Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Professor Auxiliar III da Universidade do Estado do Pará; Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem) e Grupo de Pesquisa Juventude Educação e Sociabilidades (Jeds). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: seleção, educação e integração

Lattes
Raimundo Afonso Cardoso Delgado
Pesquisador

Licenciado em Matemática (1987) e em Pedagogia (1994) pela UFPa, Especialização em Educação e Problemas Regionais (1998) e Mestrado em Educação (2005), na Linha de Currículo e Formação Docente, pela mesma universidade. Na dissertação, intitulada Um Olhar Epistemológico sobre a Política de Formação Contínua Docente da Escola Cabana, faz uma análise da Política de Formação da Secretaria Municipal de Belém-PA para os docentes da Rede Municipal. Tem experiência docente de 15 anos na Educação Superior, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Epistemologia e Educação, Formação Contínua e Formação Continuada, Conhecimento e Aprendizagem. Foi professor de Filosofia da Educação, Teorias da Educação, Introdução à Educação, Bases Filosóficas da Educação Física e Fundamentos Filosóficos da Educação Física da Universidade do Estado do Pará de 1997 a 2008. Foi professor de Fundamentos Filosóficos da Educação, Fundamentos da Avaliação e Estágio Supervisionado da Escola Superior da Amazônia de 2005 a 2008. Há 26 anos é professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Educação do Estado do Pará, onde também ministrou Estágio Supervisionado para o curso de Magistério do Ensino Médio. Nesta Secretaria esteve no período de 2007-2008 como Técnico em Educação na Coordenação de Educação do Campo, onde atuou na organização de projetos e eventos de Formação em Educação do Campo. Desde agosto de 2008 a junho de 2012 desenvolveu atividades técnicas como pedagogo na Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, ligada à Pró-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Pará, onde ocupou as funções de Coordenador de Planejamento Pedagógico de Graduação de abril de 2009 a setembro de 2010 e de Coordenador de Programas e Projetos de outubro de 2010 a abril de 2012. De agosto de 2012 até a presente data atua como coordenador do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) nessa mesma universidade.

Lattes
Thaís da Silva Mendonça
Pesquisadora

Mestra em Educação, na linha de pesquisa de Formação de professores, da Universidade do Estado do Pará. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora sobre gênero e questões étnicos-raciais. Participante voluntária e membro fundador do grupo de pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades na Universidade do Estado do Pará - JEDS. Experiência em auxiliar na docência no ensino superior através da atividade de bolsista de monitoria das disciplinas de Metodologia Científica e Pesquisa Educacional

Lattes
Hamanda Maiara Nascimento Pontes
Pesquisadora

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de Estudos Comparados em Educação. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora e membro fundador do JEDS - Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Integra o GERAJU - Grupo de pesquisa Gerações e Juventude (www.geraju.net.br). Foi assessora pedagógica na Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE/PROGRAD/UEPA) e na Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA/PROGRAD/UEPA) - (2017/2018). Atuou no Núcleo de Educação Continuada e a Distância da Universidade do Estado do Pará - NECAD/UEPA, como pedagoga da Equipe Multidisciplinar (01/01/2018 a 31/07/2018). Tem realizado estudos e pesquisas na área de Juventude, analisando projetos de vida, culturas juvenis, trajetórias biográficas e processos de sociabilidade de jovens mulheres, estudantes universitárias e do Ensino Médio.

Lattes
Matheus Oliveira
Pesquisador

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenador do Movimento de Educação Popular do Jurunas (MEP - JURUNAS). Integrante do Grupo de pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidade (JEDS), atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Educação e Cursinho Popular, Ensino Superior, em diferentes aspectos: sistemas comparados de ensino superior, pluralidade institucional e estratificação social, privatização e mercantilização, acesso e permanência. 

Lattes
Juliana Gomes
Pesquisadora

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA); Pós-Graduanda no Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Fibra); Integrante do grupo de pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS). Atua como pesquisadora em temas como: Gênero; Masculinidade; Ensino Superior; Dificuldades de Aprendizagem.

Lattes
Aryana Menezes
Pesquisadora

Professora do 2º ano/9 do Colégio Leonardo Da Vinci (2018), especialista em Educação Especial Pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ-2018), graduada em Pedagogia pela a Universidade do Estado do Pará (UEPA-2015), aluna especial da disciplina eletiva "Território, Cultura e natureza: fundamentos para pensar processos educativos na Amazônia" do Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Estágio voluntário no Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS) institucionalizado na Universidade do Estado do Pará. Bolsista de auxílio estudantil no projeto Trilhas da Vila: pontes de saberes (2012-2014). Bolsista Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (CAPES/PIBID/UEPA - 2014-2015). Bolsista no Programa de Monitoria da UEPA. Coordenadora Pedagógica da I,II, III e IV Expedição de Férias no Museu Paraense Emílio Goeldi. Interesses em temas sobre educação, cultura, gênero, sexualidade e juventude.

Lattesq