Extensão

CURSO POPULAR PRÉ-VESTIBULAR NO BAIRRO DO JURUNAS

Coordenador Geral: Leopoldo Nogueira Santana Junior

DESCRITOR

O Projeto Educação Popular – Pré-Vestibular no bairro do Jurunas que representa uma modalidade de Educação Popular que está sendo realizada no bairro do Jurunas por professores, alunos, colaboradores vinculados às diversas instituições de ensino superior. O projeto ancora-se em uma problematização crítico de intervenção sócio educacional, em um bairro periférico da cidade de Belém do Pará. O objetivo é preparar jovens das classes populares, moradores do bairro do Jurunas, para o ingresso no ensino superior; Desenvolver o senso crítico nos jovens para que possam compreender seu papel como agente transformador em seu bairro e no conjunto da sociedade e inserir os jovens-alunos, professores e familiares em ações culturais, artísticas, pesquisas no bairro e no conjunto da sociedade. A metodologia desenvolvida no projeto tem como pressuposto que todos os envolvidos no Projeto são sujeitos de uma ação de transformação social fundamentada na pedagogia libertadora da educação popular, com base nos fundamentos idealizados por Paulo Freire. Como ferramenta para consolidação e consecução das ações do Projeto adotar-se-á o Planejamento Estratégico Participativo, reunindo educadores, educandos, familiares, comunitários na perspectiva de buscar estratégias que permitam a materialização dos objetivos do Projeto.

 


 

PROTAGONISMO JUVENIL E ENSINO MÉDIO: OS JOVENS COMO SUJEITOS DE DIREITOS

Coordenador Geral:  Raimundo Afonso Cardoso Delgado

DESCRITOR

Um dos problemas constatados em nossas universidades é o distanciamento destas em relação a outros espaços sociais, incluindo as demais instituições de ensino. Essa realidade, no entanto, vem mudando nos últimos anos. A partir da iniciativa de docentes universitários ou de programas federais ou estaduais, tem-se buscado cada vez mais fazer essa aproximação. A extensão universitária é uma das formas de se estabelecer esse vínculo. Essa atividade tem proporcionado o surgimento de experiências que promovem interações da universidade com hospitais, empresas, escolas e outros espaços educativos. Nesse sentido, este projeto de extensão tem como propósito socializar com jovens do ensino médio da rede de escolas públicas estaduais da periferia de Belém-PA experiências e conhecimentos produzidos pelo Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS), da Universidade do Estado do Pará, proporcionando-lhes momentos de reflexão e informação sobre os direitos dos jovens previstos na legislação brasileira, em especial, no Estatuto da Juventude.