EQUIPE

Coordenadora:

Lucélia de Moraes Braga Bassalo
Coordenadora

Possui doutorado em Educação pela UNB - Universidade de Brasília (2012), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988). Professora Adjunto da Universidade do Estado do Pará - UEPA é profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA e vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFCS/UEPA. Seus estudos e pesquisas se inscrevem no campo dos estudos sociológicos da educação voltando-se, nos últimos anos, principalmente para os seguintes temas: Juventude, educação e escola; Juventude, relações de gênero e feminismo; Educação, gênero e sexualidade. É líder do JEDS - Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades, sediado na UEPA e membro do GERAJU - Grupo de Pesquisa sobre Gerações e Juventude, sediado na FE/UnB. 

Lattes:

Vice-Coordenadora:

Ceila Ribeiro de Moraes
Vice-Coordenadora

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA; Pedagoga - Centista da Educação pela Universidade da Amazônia - UNAMA; Docente da Universidade do Estado do Pará - UEPA; Docente da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Lattes:

Pesquisadores:

Leopoldo Nogueira Santana Junior
Pesquisador

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008); Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001); Especialista em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1997) e Historiador formado pela Universidade Federal do Pará (1992). Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Não, eu sou do Norte! Um estudo sobre a juventude universitária amazônida", coordenado pela Professora Doutora Lucélia Bassalo.

Lattes
Izabel Cristina Borges Correa Oliveira
Pesquisadora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1993), graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1991) e mestrado acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado do Pará e professora assistente V da Universidade do Estado do Pará - UEPA, atuando com disciplinas do campo de estágio supervisionado, da psicologia e da didática. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social e Empresarial - GEPESE . Tem experiência na área da docência do ensino fundamental, superior e da educação inclusiva. No campo da Psicologia possui atuação em psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, educação em saúde e planejamento em saúde

Lattes
Anderson Madson Oliveira Maia
Pesquisador

Doutorando pela Rede Amazônica de Educação em Ciências, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2018), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2001), Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Professor Auxiliar III da Universidade do Estado do Pará; Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem) e Grupo de Pesquisa Juventude Educação e Sociabilidades (Jeds). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: seleção, educação e integração

Lattes
Raimundo Afonso Cardoso Delgado
Pesquisador

Licenciado em Matemática (1987) e em Pedagogia (1994) pela UFPa, Especialização em Educação e Problemas Regionais (1998) e Mestrado em Educação (2005), na Linha de Currículo e Formação Docente, pela mesma universidade. Na dissertação, intitulada Um Olhar Epistemológico sobre a Política de Formação Contínua Docente da Escola Cabana, faz uma análise da Política de Formação da Secretaria Municipal de Belém-PA para os docentes da Rede Municipal. Tem experiência docente de 15 anos na Educação Superior, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Epistemologia e Educação, Formação Contínua e Formação Continuada, Conhecimento e Aprendizagem. Foi professor de Filosofia da Educação, Teorias da Educação, Introdução à Educação, Bases Filosóficas da Educação Física e Fundamentos Filosóficos da Educação Física da Universidade do Estado do Pará de 1997 a 2008. Foi professor de Fundamentos Filosóficos da Educação, Fundamentos da Avaliação e Estágio Supervisionado da Escola Superior da Amazônia de 2005 a 2008. Há 26 anos é professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Educação do Estado do Pará, onde também ministrou Estágio Supervisionado para o curso de Magistério do Ensino Médio. Nesta Secretaria esteve no período de 2007-2008 como Técnico em Educação na Coordenação de Educação do Campo, onde atuou na organização de projetos e eventos de Formação em Educação do Campo. Desde agosto de 2008 a junho de 2012 desenvolveu atividades técnicas como pedagogo na Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, ligada à Pró-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Pará, onde ocupou as funções de Coordenador de Planejamento Pedagógico de Graduação de abril de 2009 a setembro de 2010 e de Coordenador de Programas e Projetos de outubro de 2010 a abril de 2012. De agosto de 2012 até a presente data atua como coordenador do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) nessa mesma universidade.

Lattes
Thaís da Silva Mendonça Copelli
Pesquisadora

Doutoranda em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA da Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação, na linha de pesquisa de Formação de professores, da Universidade do Estado do Pará. Especialista em Gestão da Educação pela Universidade da Amazônia. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora sobre gênero, juventude e questões étnicos-raciais. Participante voluntária e membro fundador do grupo de pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades na Universidade do Estado do Pará - JEDS. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA na Universidade Federal do Pará. Experiência como Tutora Educacional, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental-Séries Finais e em auxiliar na docência no ensino superior através da atividade de bolsista de monitoria das disciplinas de Metodologia Científica e Pesquisa Educacional.

Lattes
Hamanda Maiara Nascimento Pontes
Pesquisadora

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação - ECOE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB, campus universitário Darcy Ribeiro. Integra o grupo de pesquisa GERAJU - Gerações e Juventude (www.geraju.net.br), coordenado pelas professoras Wivian Weller e Sinara Pollom Zardo. Mestre em Educação pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora e membro fundador do JEDS - Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades. Foi assessora pedagógica na Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE/PROGRAD/UEPA) e na Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA/PROGRAD/UEPA) - (2017/2018). Atuou no Núcleo de Educação Continuada e a Distância da Universidade do Estado do Pará - NECAD/UEPA, como pedagoga da Equipe Multidisciplinar (01/01/2018 a 31/07/2018). Tem realizado estudos e pesquisas na área de Juventude, analisando projetos de vida, culturas juvenis, visões de mundo e trajetórias biográficas de jovens mulheres, estudantes universitárias e do Ensino Médio.

Lattes
Juliana Gomes
Pesquisadora

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA); Pós-Graduanda no Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Fibra); Integrante do grupo de pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS). Atua como pesquisadora em temas como: Gênero; Masculinidade; Ensino Superior; Dificuldades de Aprendizagem.

Lattes
Jardinélio Reis da Silva
Pesquisador

Doutorando em Educação na Amazônia - Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo (UFT). Mestre em Educação - Formação de Professores e Práticas Educativas (UEPA). Especialista em Ensino da Educação Inclusiva (IESF). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UVA). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (Gepce/Minorias). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPA). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Castanhal-PA.

Lattes
Alessandra de Almeida Souza
Pesquisadora

Doutoranda em Educação na Amazônia pelo programa de Pós - Graduação na Amazônia (PGDA) na Universidade Federal do Pará .Mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores e Práticas Educativas pela Universidade do Estado do Pará ( 2019). Possui Especialização em Educação de Jovens e Adulto para a Juventude pela Universidade Federal do Pará (2015). Especialização em Informática e Educação pela Universidade Estadual do Pará (2005). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2007). Graduação em Formação de Professores pela Universidade do Estado do Pará (2005) Membro do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS) pertencente ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) na Universidade Estadual do Pará ( UEPA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico- Raciais (GERA), pertencente ao instituto de Filosofia e Ciências Humanas ( IFCH) da Universidade Federal do Pará ( UFPA). Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Pará e Vice- Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Odete Marvão.

Lattes
Daniella Rocha Bittencourt
Pesquisadora

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculada a Linha de Pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS , Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal (UEPA) Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UEPA). Professora Efetiva da Rede Básica de Ensino do Município de Ananindeua/PA e membro do Grupo de pesquisa JEDS- Juventudes, Educação e Sociabilidades. Discute corpo, gênero, educação e educação física.

Lattes
Ana Daniele Mendes Carrera
Pesquisadora

Mestra em Educação na linha de Formação de Professores e Práticas Educativas pela Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), com pesquisa na área de Gênero e Educação. Membro dos Grupos de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/CCSE/UEPA) e sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES/CCSE/UEPA).

Lattes
Mayanne Adriane Cardoso de Souza
Pesquisadora

Coordenadora Pedagógica no Colégio Universo. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/2019). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/2016). É membro dos Grupos de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES). Seus estudos e pesquisas se inserem no campo da Educação, Gênero e Sexualidades.

Lattes

Mestrandos:

Angélica Paula Ferreira Gomes
Mestranda

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. É integrante do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades - JEDS. Atua como Monitora no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, auxiliando alunos em atividades curriculares em tempo integral.

Lattes
Vanessa Afonso da Silva
Mestranda

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, na linha de formação de professores. Especialista em Educação Especial e o Gerenciamento de Processos Inclusivos na Faculdade FCC Licenciada Plena em Pedagogia - UEPA (2014-2017). Membro do grupo de pesquisa "Educação e Sociabilidades" - JEDS/UEPA. Foi bolsista do Programa de Monitoria na disciplina EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO BRASILEIRO, vinculada ao Departamento de Educação Geral - DEDG do Centro CCSE/UEPA (2017).

Lattes
Ramon Roberto de Jesus Barroso
Mestrando

Atua como professor de Educação Básica - Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra- Ilha do Marajó/PA. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA) na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade FAVENI (2020). Graduado em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2019). Tem interesse na área de Educação pela temática de gênero, sexualidade e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento escola sem partido, neoconservadorismo e educação, ideologia de gênero, movimento LGBT+ , tecnologias assistivas e Atendimento Educacional Especializado - AEE. 

Lattes
Aldo Cativo da Silva Filho
Mestrando

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano 2015 e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em 2018. Participou como Estagiário Voluntário e posteriormente como Professor Colaborador do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental E Práticas Sociais (NECAPS), inscrito na linha de pesquisa: Sociobiodiversidade, Sustentabilidade e Educação nos anos de 2013 a 2015. Participa como Membro Professor Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discurso, Identidade e Diversidade Sexual (GEPEDIDS) desde sua fundação em 2016 até os dias atuais na Universidade Federal do Pará no Campus I de Castanhal e esteve vinculado como Professor Colaborador ao projeto de pesquisa intitulado Diversidade Sexual e suas Representações Sociais na Formação de Estudantes de Graduação em Línguas. Atualmente é mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UEPA e inscrito na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas pedagógicas. Dedica-se ao estudo de assuntos voltados à Formação de Professores, com interesses de pesquisa nas áreas de Gênero, Sexualidade, Amazônia, Juventude e Inclusão.

Lattes
Matheus Henrique Silva de Oliveira
Mestrando

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) na Linha de Formação de Professores. Coordenador do Movimento de Educação Popular do Jurunas (MEP - JURUNAS). Integrante do Grupo de pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidade (JEDS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude; Educação; Sociabilidade; e Ensino Superior, este em diferentes aspectos: sistemas comparados de ensino superior, pluralidade institucional e estratificação social, privatização, mercantilização, financeirização e oligopolização, acesso e permanência.

Lattes

Graduandos:

Gilberto Ubiratan do Vale Lima Junior
Graduando

Graduando do curso de Pedagogia (UEPA).

Mikaely Soares
Graduanda

Graduanda do curso de Pedagogia (UEPA).

Pedro Lucas de Abreu
Graduando

Graduanda do curso de Pedagogia (UEPA).

Participantes Formados

Matheus Oliveira da Costa
Graduado

Graduado no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA)

Lattes
Rayssa Gabriely Gonçalves Almeida
Graduada

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA)

Lattes
Ryane Seixas de Paiva
Graduada

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA)

Lattes
Maiza Annielle
Graduada

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA)

Lattes
Vanessa Oliveira
Graduada

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA)

Raimunda Tâmila Rodrigues Vieira
Graduada

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA)